Castellar Lareiras

instagram pinterest whatsapp
Início do conteúdo

Passo a passo para escolher a lareira certa para a sua casa!

É normal ter dificuldades para escolher qual modelo de lareira é ideal para o seu ambiente, afinal é um investimento, e deve ser bem planejado.

O frio já está batendo na nossa porta, e tudo o que a gente não queria, era passar mais um inverno sem o conforto de uma lareira. É normal ter dificuldades para escolher qual o modelo ideal para o seu ambiente, afinal é um investimento, e deve ser bem planejado. Entendendo toda essa situação, resolvemos listar alguns pontos importantes e questionáveis na hora de escolher uma lareira para aquecer, desumidificar e decorar um ambiente.


Vai investir em uma lareira? Leia essas dicas para não errar na compra!


1 - MATERIAL DE UMA LAREIRA


Uma lareira pode ser produzida de diversos materiais, já que o seu princípio básico é o metal. No mercado você vai encontrar modelos de ferro fundido, aço carbono e latão (aquele material bem fininho), normalmente vendidas em lojas de departamento. A espessura mínima recomendada pela União Europeia é de 3mm.


DICA 1: Se deseja qualidade, resistência e segurança, fique atento a espessura das paredes da lareira. Quanto mais espessa, mas resistente.


DICA 2: Compre em lojas especializadas em aquecimento. Além de um conhecimento avançado de especialistas, você receberá todo o suporte necessário de venda, instalação e manutenção.


2 - O QUE GARANTE A EFICIÊNCIA?


Todo mundo quer uma lareira que aqueça mais, e consoma menos lenha, afinal, economia de combustível também é importante. A soma de diversos itens faz da lareira de alto desempenho a campeã nesse quesito. Veja o que é importante observar antes de comprar sua lareira:


LAREIRAS FECHADAS: A porta de vitrocerâmico auxilia no processo de combustão e irradia o calor gerado. Além desses benefícios é responsável por criar uma barreira de segurança contra faíscas e retorno de fumaça.


VENTILADORES: Ajudam a espalhar o calor para diversos ambientes, sem a necessidade de calefação. Esse item pode estar incluso na lareira ou ser opcional. Mas por experiência, não abra mão dos ventiladores, eles fazem uma enorme diferença no aquecimento de outros cômodos.


DUPLA COMBUSTÃO: Lareiras com dupla combustão tendem a ser mais econômicas por que além de queimar a lenha, os gases formados dessa queima também entram em combustão. O resultado é calor em dobro com a mesma quantidade de lenha.


ENTRADA E SAÍDA DE AR: Preste atenção aqui! O ar frio desce e o ar quente sobe! Logo as entradas e saídas de ar devem estar posicionadas estrategicamente, de preferência na parte frontal da lareira. Analise o layout da lareira antes de comprá-la.


CALEFAÇÃO: Diga adeus ao choque térmico, quando você troca de um ambiente para outro. Uma lareira com sistema de calefação leva aquecimento para vários ambientes simultaneamente. Funciona assim: Na chaminé que sai a fumaça da lareira, tem outro cano que leva o calor para outros cômodos da casa. É uma tubulação de ar quente com saídas em pontos específicos, escolhidos pelo morador.


INSTALAÇÃO: O produto pode ser ótimo, mas se a instalação não for realizada por especialistas, você estará queimando dinheiro. A eficiência e o bom funcionamento do produto dependem da correta instalação. Dê preferência aos profissionais certificados e a funilaria de boa qualidade para a instalação da lareira.


 3 - PRODUTO NACIONAL OU IMPORTADO?


Uma pergunta bem pertinente na hora de adquirir uma lareira. O maior problema de uma lareira importada são as peças de reposição e a procedência. Se por fatalidade a lareira apresentar algum problema e o fornecedor tiver que solicitar ao fabricante uma peça, isso pode demorar muito tempo, além de ser caro. Lareiras nacionais estão aqui pertinho, tem qualidade igual ou superior às importadas, tecnologia, procedência e material de reposição a pronta entrega.


 


Vale lembrar ainda, que para extrair o máximo de uma lareira, as revisões são fundamentais, bem como a utilização de lenha seca. Mas isso é assunto para o próximo post.


Agora que você já sabe como escolher uma lareira sem errar, acesse nossos produtos no site e tenha garantia de melhor desempenho, segurança e qualidade que uma lareira pode proporcionar. Um excelente inverno para você!

Conheça todos os diferenciais das lareiras Castellar Seja um revendedor autorizado Perguntas frequentes
Final do conteúdo