Castellar Lareiras

instagram pinterest whatsapp 3dwarehouse
Início do conteúdo

O que preciso saber antes de ter uma lareira?

Um elemento que tem função decorativa e ao mesmo tempo traz diversas sensações para um ambiente, como aconchego, acolhimento e romantismo. As lareiras estão presentes nas casas há muito tempo, porém aquele modelo antigo, de alvenaria, construído na parede foi substituído por versões modernas, ecologicamente corretas, muito mais funcionais e fáceis de manusear.


Existe algo melhor para os dias de inverno do que um ambiente aconchegante e acolhedor? Para acompanhar, um chocolate quente, família e amigos. Tudo isso é possível quando você instala uma lareira, porém ao imaginar uma lareira em casa, surgem algumas dúvidas sobre qual modelo escolher, onde instalar, se é preciso ter saída para a chaminé, se aquece todos os ambientes, qual o tamanho ideal e muito mais. Separamos algumas dicas para ajudar você na escolha da sua lareira. Confira abaixo:


Como escolher o melhor local para instalar a lareira?


Já falamos aqui no blog sobre como escolher o melhor tipo de lareira para a sua casa. Com o modelo definido chega um dos momentos mais importantes: a escolha do local de instalação. O ideal é instalar a lareira no centro da casa para distribuir melhor o calor, porém você pode escolher também outras opções.


Para casas prontas ou em construção, mas sem um planejamento para a instalação da lareira, procure um modelo que atenda a sua necessidade de conforto, sempre observando a área aquecida. O local de instalação deve ser estratégico para distribuir melhor o calor para outros ambientes. Mesmo que o imóvel não tenha uma saída para a chaminé, é possível realizar uma adaptação, para isso instaladores especializados podem te ajudar.


Se a sua casa conta com uma lareira de alvenaria, saiba que elas podem ser adaptadas para instalação de uma lareira de embutir de alto desempenho, esses modelos possuem uma porta de vitrocerâmico que bloqueia a passagem de faíscas e fumaça ao mesmo tempo em que aumenta a combustão e irradia calor aquecendo muito mais a casa que a sua lareira antiga.


Agora se você ainda está projetando sua casa, peça ajuda para seu arquiteto e escolha a opção com melhor aproveitamento do seu espaço. É importante já projetar a saída para a chaminé, assim você evita pequenas obras quando o imóvel estiver pronto. Vale lembrar, que nesse momento já é possível instalar os canos para a calefação, com saída para outros ambientes que você deseja aquecer com o calor produzido pela lareira. Atualmente existem modelos para todos os tipos de espaços, inclusive para apartamentos, então não deixe de entrar em contato com uma loja especializada para desfrutar de todos os benefícios de uma lareira bem projetada.


Além disso, outros locais da casa também são interessantes para vivenciar momentos especiais ao redor do fogo e se aquecer no inverno. Que tal uma lareira no quarto ou em um local para receber amigos? Use a imaginação e deixe os dias frios ainda mais agradáveis.


Preciso ter saída para chaminé?


Depende do modelo que você escolher. As lareiras a lenha necessitam de chaminé ou duto de exaustão para a saída da fumaça devido à queima da lenha. Já a ecológica não queima lenha, então não é necessária à instalação de chaminé.


Quantos espaços a lareira consegue aquecer?


Atualmente com tecnologia avançada, há alguns modelos de lareira que aquecem o local onde ela está instalada e mais quatro ambientes. Isso é possível com a instalação de dutos que levam o calor para os outros cômodos, além da presença de ventiladores silenciosos e potentes que distribuem o calor através de grandes áreas.


Para aquecer dois ambientes simultaneamente você também pode optar pelos modelos dupla face que com design moderno permitem uma visão ampla da chama, com um baixo consumo de lenha e elevado desempenho. Há também outros tipos de lareiras que aquecem um ambiente, são diversas opções para os mais variados tamanhos.


Como escolher a lareira no tamanho certo para cada ambiente


Deixar todo o ambiente aquecido é o nosso objetivo, certo? Então para escolher o melhor modelo para o tamanho do seu ambiente é necessário levar algumas questões em consideração. Em primeiro lugar entenda que o cálculo do volume aquecido é em metros cúbicos, sendo muito importante calcular a altura do pé direito, tendo assim as medidas reais de aquecimento. Em segundo lugar, multiplique o comprimento x largura x altura do seu ambiente, o resultado é a metragem que você precisa para aquecer seu espaço.


Pronto para escolher o modelo mais adequado para sua casa? Procure uma loja autorizada da Castellar e escolha uma lareira a lenha de alto desempenho que atenda às suas necessidades de conforto ou acesse nosso site e confira todos os produtos disponíveis para deixar o inverno ainda mais aconchegante.


Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog e também nossas redes sociais.

Conheça todos os diferenciais das lareiras Castellar Seja um revendedor autorizado Perguntas frequentes
Final do conteúdo