Castellar Lareiras

instagram pinterest whatsapp
Início do conteúdo

Lareira de alvenaria versus Lareira de alto desempenho

É na hora de construir, que você precisa escolher qual é a melhor forma de aquecimento para a sua casa. Lareira de alvenaria ou lareira de alto desempenho? Entenda a diferença entre elas.

É na hora de construir, que você precisa escolher qual é a melhor forma de aquecimento para a sua casa. Isso porque, dependendo do modelo e o tamanho da área aquecida, é necessário deixar esperas e fazer tubulações para dutos de calefação.


A lareira a lenha é a mais tradicional entre todos os modelos de aquecimento. Antigamente, a lareira de alvenaria era o desejo daqueles que buscavam por conforto e apreciação do fogo. Com o passar dos anos, novas tecnologias e a busca por ambientes mais aquecidos, com menos desperdício e mais segurança, trouxeram ao mercado as lareiras de alto desempenho (fechadas).


Mas você sabe qual é a diferença entre elas?


A lareira de alvenaria (aberta) consome mais lenha e o calor gerado vai embora pela chaminé. Apenas 3% do calor permanecem no ambiente. Por ela ser aberta, corre o risco de soltar fagulhas ou faíscas, podendo causar incêndios ou pelo menos um susto, principalmente para quem tem tapetes ou laminado no ambiente onde a lareira se encontra. O risco de voltar fumaça é outro problema de quem tem lareira de alvenaria. E não estou falando de pouca fumaça, e sim de uma quantidade suficiente para deixar mal cheio pela casa inteira. Quanto ao consumo de lenha, a lareira aberta é praticamente um devorador de toras. Ou seja, prepare o bolso e o estoque, por que você vai precisar!


Já as lareiras de alto desempenho, são fechadas com porta de vitrocerâmico, material esse resistente até 760°C. O vitrocerâmico é o responsável por irradiar o calor gerado. Também é ele quem cria uma barreira para não soltar faíscas ou fagulhas no chão e voltar fumaça. É importante mencionar, que o vidro não impede que você admire as chamas, porém proporciona mais segurança. Sabe aquela sensação de ir dormir e deixar a lareira queimando a noite inteira sem preocupações? Com uma lareira fechada é possível!


Da mesma forma que uma lareira de alvenaria, a lareira de alto desempenho necessita de chaminé. Porém a chaminé é feita de material resistente, como inox ou aluzink. Alguns modelos tem possibilidade de calefação, que são dutos de ar que saem da chaminé e levam calor para outros ambientes da casa. As lareiras da Castellar tem sistema inovador, com saída de fumaça e calor separados, porém escondidos na mesma chaminé. 


Normalmente as lareiras de alto desempenho tem eficiência superior a 80% e com a ajuda de ventiladores, leva o calor rapidamente para outros ambientes. Um outro ponto importante, é que no caso da lareira de alvenaria, mesmo que ela esteja apagada, gera correntes de vento e fuga de calor do ambiente.


Comparando os dois modelos, não á dúvidas que as lareiras de alto desempenho são melhores, mais econômicas e mais seguras. Pois bem, você deve estar pensando: “E eu que já tenho lareira de alvenaria, posso adaptar uma de alto desempenho?” A resposta é: “Claro que é sim!”.


Com diversos modelos e tamanhos as lareiras da Castellar são fáceis de adaptar a uma lareira de alvenaria, sem a necessidade de quebrar a estrutura atual. Confie em mim, com uma lareira de alto desempenho da Castellar, você tem mais tecnologia, qualidade e calor que não acaba mais!


Solicite um orçamento através do e-mail castellar@castellarlareiras.com.br ou fone (51) 3696.2165.

Conheça todos os diferenciais das lareiras Castellar Seja um revendedor autorizado Perguntas frequentes
Final do conteúdo